11 julho 2013

RELÍQUIAS DE BRONZE ROUBADAS HÁ MAIS DE 150 ANOS VOLTAM À CHINA



Duas cabeças de animais em bronze que estavam entre os tesouros chineses saqueados de um palácio de Pequim por tropas francesas e britânicas há mais de um século e meio, em 1860, foram devolvidas no dia 28 de junho, sexta-feira, por um colecionador francês.

As esculturas - de um coelho e de um rato - integram um conjunto de 12 cabeças de animais que representam o zodíaco chinês e que faziam parte de uma fonte no Antigo Palácio de Verão, conhecido como Yuanmingyuan em chinês. Hoje o local é um parque que mantém as ruínas no lugar como lembrança dos saques cometidos por potências estrangeiras na China.

BACKGROUND: STOLEN CHINESE ARTIFACTS



O mistério do paradeiro das cabeças e os amplos esforços das autoridades chinesas de recuperá-las (entenda o caso clicando aqui) criaram uma mística ao redor dos artefatos. Até agora, sete das cabeças de animais chinesas foram encontradas e se encontram em museus em Pequim.



A família do bilionário francês e colecionador de arte François Pinault, amenizou uma ferida histórica ao devolver as cabeças de animais de bronze, que estavam entre os tesouros chineses saqueados durante a Segunda Guerra do Ópio.

DOAÇÃO DE PINAULT CHEGA À CHINA



Em comemoração à devolução das peças ao país, o Museu Nacional da China, na Praça da Paz Celestial, realizou uma cerimonia onde François Pinault e a vice-premiê chinesa Liu Yandong, puxaram as coberturas de seda vermelha sobre os pequenos bustos para exibi-los à imprensa.



Na ocasião o filho de François, François-Henri Pinault - executivo-chefe do grupo varejista de luxo Kering – declarou: "Ao devolver essas duas maravilhas para a China, minha família é leal a seu compromisso de preservar a herança nacional e a criação artística".

Em agradecimento, a vice-ministra chinesa da Cultura, Li Xiaojie declarou: "Esse gesto é uma expressão de profunda amizade com o povo chinês".

RELÍQUIAS CHINESAS ARRECADAM MILHÕES EM LEILÃO



A família Pinault comprou as cabeças de um colecionador particular, que as adquiriu no leilão do espólio do estilista Yves Saint Laurent por 14,9 milhões de euros cada, disse o jornal People's Daily no mesmo período.


Nenhum comentário: